sábado, setembro 30, 2006

Introdução ao Yôga

Yôga é um conjunto de práticas espirituais, proveniente da Índia, muito antiga, quando os Drávidas estavam estabelecidos na região do Vale do Rio Indu, esse Rio originou o termo Índia/Indiano. A cultura Drávida posteriormente foi absorvida e incorporada pela civilização Védica, os povos indo-europeus que invadiram aquela região, sendo o Yôga “arianizado” com a obra de Pátañjali, o “Yôga Sutra”.

Tanto o Yôga Védico(ariano) quanto o Yôga clássico, dos drávidas, foram deturpados pelo Ocidente, em que instrutores sem certificado e sem escrúpulo para tal misturam ginástica, esoterismo, hipnose, espiritismo, música new-age. O leigo que não sabe nada apenas recebe mais visão estereotipada e falsa sobre o Yôga.

A técnica Yôga de Pátañjali tem como finalidade o samádhi, uma filosofia cujo conjunto de técnicas visam o auto-conhecimento do praticante, nesse sentido yoga é a cessação das flutuações da mente. Ao contrário do que se pensa, Yôga não é uma modalidade da educação física, uma prática completa de Yôga compreende técnicas corporais, bioenergéticas, emocionais, mentais, etc., através de exercícios orgânicos, respiratórios, relaxamentos, limpeza de órgãos internos, vocalizações, concentração, meditação. Busca-se atingir as áreas mais profundas do organismo como o sistema nervoso e o endócrino, enquanto a Educação Física somente trabalha com músculos e articulações. A prática de Yõga preconiza uma alimentação saudável, baseada no vegetarianismo, não é a toa que animais como a Vaca sejam considerados sagrados na Índia.

Devemos ir ao Yôga se já há algo dentro de nós que nos impele a ele tal como impele o artista a pintar. Não buscando benefícios(nem físicos, nem espirituais), sendo esses as conseqüências secundárias.

Leia em português a coleção de aforismas do “Yôga Sutra” de Pátañjali.

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

totalmente deturpada pelo ocidente, fazendo talvez algumas pessoas se afastarem dela, ou não entenderem o sentido real.
Ano passado no meu colégio havia a opção de yôga como "educação física", mas era tratada somente como um exercício físico.. o que acabou desistimulando grande parte dos alunos, inclusive eu. =/

8:02 PM  
Anonymous Anônimo said...

Confesso que apesar de achar muito interessante, não possuo nem ao menos um conhecimento básico de yôga. Tenho vontade de praticar, porque alem de fazer com que muitas tensões sejam aliviadas, ela contribui para nos edificar e nos dar o equilíbrio que tanto precisamos nesse mundo repleto de podridão. Pena que a falta de tempo pra mim ainda é um obstáculo...

1:32 AM  
Anonymous Anônimo said...

Swasthya yÔga não é Yoga.

6:35 PM  

Postar um comentário

<< Home