domingo, agosto 20, 2006

O Povo guerreiro e esquecido do Curdistão



Gostaria de iniciar o primeiro artigo tratando sobre um povo historicamente rico e batalhador, os Curdos, mas afinal quem são eles?

É um povo indo-europeu, ou seja, de raiz ariana e sobrevivente de tempos remotos no Oriente Médio, sua primeira menção na História vem dos Sumérios a 3.000 anos A.C.
Com a expansão do Islamismo por todo o Oriente Médio, os curdos se converteram a religião de Maomé, ainda que exista curdos convertidos ao Judaísmo e ao Cristianismo, entretanto preservaram sua identidade cultural frente aos povos da região. O curdo mais famoso seria Saladino, nascido em Tikrit no atual Iraque, ficaria famoso por ser um excelente estrategista militar das cruzadas contra os Cristãos, conseguindo dominar Jerusalém e unificar o Egito, a Síria e a Mesopotâmia.

A mera existência dos Curdos(calculada em 36 milhões de indivíduos) criou um problema para as nações onde estão alojados atualmente. Principalmente no Iraque, Irã, Turquia, Síria. Em cada um desses paises eles travam uma batalha por direitos que nem sempre obtêm resultados, na Síria há escolas e jornais Curdos enquanto na Turquia é proibido escrever e falar em sua própria língua. Foram perseguidos por diversos regimes, pelos Otomanos e Persas até o esfacelamento pelas potências Inglaterra e França que dividiram o Curdistão após o império Otomano, enquanto a poucos anos atrás se passou as brutalidades exercidas pelo governo Iraquiano de Saddam Husseim. Sistematicamente os curdos continuam sendo exterminados com a indiferença das potências, da ONU e da OTAN. E seu sofrimento ultrapassa o dos Palestinos por um direito a terra.

A origem genética dos atuais curdos é bastante complexa e controversa pelos especialistas, abaixo disponibilizo algumas fotos de homens e mulheres da Etnia Curda.

2 Comments:

Blogger Athena18 said...

Bem interessante a sua proposta de divulgar essa parte tão esquecida
das raízes indo-européias. Nem sempre ( ou melhor, quase nunca) temos acesso a esse tipo de informação sem que algum caráter ideológico implícito influencie em nossa reflexão e conhecimento.

Um abraço e parabéns

1:11 AM  
Anonymous Anônimo said...

Parabéns Vitor pela "iniciativa". O povo branco precisa de informação verdadeira (e quase proibida hoje em dia) para que possam se livrar pouco a pouco do paradigma j.. Valeu mesmo..

2:32 AM  

Postar um comentário

<< Home